Header Ads

PREFEITURA DE ARACAJU REALIZA AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO PARA CONSERVAÇÃO DOS MANGUEZAIS

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), por meio do setor de Educação Ambiental (EA), vem desenvolvendo ações em busca da conservação das riquezas naturais existentes no município, e dentre elas, os manguezais é uma das temáticas mais trabalhadas e de grande relevância, para que a população aracajuana possa cada vez mais ser sensibilizada a cuidar melhor da herança deixada pela natureza.
Foto: Alliston Fellipe
De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Sema, Raphaella Ribeiro, os manguezais têm um valor importante, principalmente, em Aracaju, por ser uma cidade rodeada de mangue, onde eles são fontes de vida, berçários naturais de diversas espécies, além de ser um ambiente rico, tanto biologicamente, quanto para a contenção de intempéries ambientais. “No âmbito da sensibilização, eixo importante nas ações de conservação, a Sema tem atuado em diversas vertentes, sobretudo para sensibilizar as novas gerações que são as grandes responsáveis pelas realizações futuras. E, para que a gente possa ter uma relação saudável com os mangues na vida urbana, é de extrema relevância trabalharmos com diversas atividades para amplos públicos, trazendo essa temática”, afirma a coordenadora.
A Secretaria do Meio Ambiente realiza diversas ações voltadas especificamente para a conservação dos manguezais direcionadas a públicos distintos, ressaltando a importância dos mangues por meio de atividades práticas para despertar a sensibilização e o ato de pertencimento, como as Visitas Guiadas, Teatro Ambiental e o programa Muda Mangue.

Ações
A Visita Guiada é um projeto que surgiu no ano de 2017, durante a V Semana do Meio Ambiente. A proposta é levar crianças e jovens para a realidade ambiental de Aracaju, para que possam conhecer e perceber melhor o fator ambiental da cidade.
As visitas são guiadas pela equipe de educação ambiental no Parque Poxim e nos manguezais da 13 de julho, semanalmente. “O objetivo é tratar e levantar discussões sobre a relevância ambiental dos manguezais para a cidade, tanto na visão biológica, como para o espaço e a morfologia urbana, além de destacar a relação do descarte irregular de resíduos como agravante da situação em que alguns manguezais se encontram”, destaca Raphaella Ribeiro.
O Teatro Ambiental é uma ação que objetiva trabalhar de forma lúdica assuntos de cunho ambiental, através da sensibilização da população aracajuana, de diversas faixas etárias, quanto à importância dos cuidados com o meio ambiente. “Apesar de trabalharmos de forma geral, a gente sempre puxa para a relação dos manguezais por ser o nosso forte aqui em Aracaju, que, através do lúdico, despertamos a sensibilização dos participantes”, complementa a coordenadora de Educação Ambiental da Sema.

Foto: Lindivaldo Ribeiro


Já o programa “Muda Mangue” é um programa realizado em parceria com o RioMar Shopping Aracaju, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o instituto Canto Vivo, cujo objetivo é manter os mangues vivos através do plantio de mudas a fim de sensibilizar a população aracajuana sobre a importância do replantio de árvores e conservação dos mangues.  










Fonte: ASCOM SEMA
Cleia Macedo
Redação: Iblog do Vieira

2 comentários:

  1. Parabéns por esse incentivo da educação ambiental, pela a preocupação com nossa natureza,👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾🙏🏽🙌🏾

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.