Header Ads

30 ANOS DA HISTÓRIA QUE MARCOU O MUNDO E PRINCIPALMENTE A ALEMANHA: A QUEDA DO MURO DE BERLIM

Foto reprodução internet

Na noite de 9 de novembro de 1989 chegava ao fim o conflito entre Ocidente e Oriente alemão, marcado pela Guerra Fria e tão determinante para a história do continente Europeu.

A queda do Muro de Berlim foi um dos momentos mais importantes da história e levou grandes mudanças no mundo. De acordo com protagonistas americanos a queda do símbolo da Guerra Fria aconteceu de forma pacífica.

O Muro foi construído em 13 de agosto de 1961 e ficou 28 anos dividindo a cidade de Berlim em duas, a fim de evitar a emigração da população de Berlim Oriental para o lado Ocidental.

Características do Muro de Berlim


O Muro de Berlim media aproximadamente 155 km de comprimento em torna da parte Ocidental. Cruzava 24 quilômetros de rios, 30 quilômetros de bosques e interrompia o trajeto de oito linhas de trens urbanos, quatro de metrô e 193 ruas e avenidas.

Possuía grandes alarmes, cercas elétricas e arames farpados, pontilhado por mais de 300 torres de observação, patrulhados por cães de guarda e soldados armados com ordem de atirar para matar.

Mortes


Estima-se que 118 pessoas tenha morrido tentando cruzar o Muro. Outras 112 foram alvejadas ou despencaram das alturas, mas sobreviveram e foram presas juntas com cerca de 70 mil pessoas acusadas de traição por tentar fugir da República Democrática Alemã. Porém, 5.075 pessoas conseguiram escapar de todas essas barreiras e alcançar a Alemanha Ocidental.

Por Bianca Vieira
Com Informações de Toda Matéria



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.