Header Ads

DE FRENTE COM A SAÚDE: INFARTO DO MIOCÁRDIO

Infarto do miocárdio, entende-se o seguinte: O CORAÇÃO é o órgão que bombeia o sangue para toda parte do nosso corpo, através das veias e artérias, esse sangue tem que está em perfeito estado e levando as substâncias necessárias para o bom funcionamento do corpo.
Como também não pode ter empecilhos nas estradas para a sua passagem. 
Na matéria anterior entendemos que o que nos alimentamos vira energia, mas as vezes não nos alimentamos só de energia mas também de gorduras. Imagina aquela carne gorda que almoçamos a pouco, faça uma experiencia deixa um pouco da gordura que no prato e depois de meia hora volta a observar, virou uma gordura dura", sebo. Que diferença tem para a que você ingeriu?
Essa gordura entope a pia? Que diferença tem para a que entope as suas veias e artérias? Ah tem sim, na pia o cano é grosso, nas veias e artérias ocorre com maior facilidade por que são finas.

Essa gordura daremos o nome de colesterol, então imagina essa gordura começa ficar presa nas suas veias impedindo a passagem do sangue forçando o coração a trabalhar mais.
Podemos ficar em casa quando sentimos alguns sintomas de gripe? Mas quando sentimos algo referente ao coração temos que ir imediatamente ao hospital.

Dor no peito, formigamento, falta de ar, dedos e lábios roxos são sinais de um possível infarto, isso é uma emergência corra para o hospital, quando o medico diagnostica um possível problema cardíaco ele pede alguns exames: O eletro cardiograma irá medir a força que o coração está fazendo para bombear o sangue e se os batimentos estão compassados.

Se o medico analisou e verificou alguma anormalidade passara outros exames, o exame de esteira ira verificar se o coração esta trabalhando normal mesmo em situações de esforço físico, se precisarmos de mais oxigênio, respiramos mais rápido e levamos esse oxigênio para as hemácias que por sua vez precisa chegar mais rápido a célula, e como o nosso coração é a bomba, ele é quem sofre para bombear mais rápido, isso também ocorre com a energia que precisamos.

Se estamos fazendo um esforço físico precisamos mais rápido de energia e como está na corrente sanguínea o coração tem que se esforçar mais do que o normal, se o medico diagnosticou alguma anormalidade será prescrito outros exames, diante da desconfiança de algum possível entupimento nas veias o medico passa um exame chamado cateterismo, será colocado um catete na veia até o lugar onde existe esse possível entupimento. 

Se ainda não houver um ateroma que é a gordura calcificada na veia, o catete pode diagnosticar e ver a situação das veias e artérias.
Resolvendo com o cateterismo o paciente não será submetido a outro procedimento, será medicado e passado alguns cuidados, mas se não for esse o caso o médico indicará o procedimento correto, dai segue para uma angioplastia ou ponte safena.

Na angioplastia será colocado um Stent dentro da veia com sinais de placas de gorduras, dai em diante facilitando agora a passagem do sangue, se esse não for o procedimento e a indicação for uma ponte de safena o procedimento será mais agressivo.
Irá abrir o peito, aquela veia que tem a placa de ateroma será substiuída por uma que será tirada da perna, no momento do procedimento o sangue será bombeado por uma máquina até a colocação da veia que foi retirada da perna ecolocada no lugar onde foi tirado a que já não mais servia diante do entupimento.
Voltando a fechar o peito e colocado as veias no lugar o paciente com alguns cuidados terá uma sobrevida melhor. 


Com exercício físico e uma boa alimentação ajudará ao paciente não acumular mais gorduras, células espumosas, nas veias impedindo assim a formação de placas de ateroma.

Compartilhe essas informações com seus amigos e familiares. Deixe seu comentário, isso ajudará ao blog em melhorar cada vez mais para melhor lhe servir!




Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.