Header Ads

DE FRENTE COM A SAÚDE: TEMA: DIABETES

Para entendermos o que é Diabetes, teremos que conhecer a função de alguns órgãos, no nosso corpo. O "CORAÇÃO"  tem a função de bombear o SANGUE para toda parte do nosso corpo, quando não tem nenhuma obstrução na passagem do sangue, nosso coração trabalha normal. Esse sangue percorre todo o nosso corpo, pelas estradas que chamaremos aqui de veias e artérias, em nosso sangue é transportado tudo que precisamos para ter uma vida saudável.

Dividiremos em três partes para ficar melhor o entendimento: Plaquetas, Glóbulos Brancos e Hemácias.
As plaquetas tem a função de coagular o sangue. Entendemos o seguinte: Se uma agulha furar o meu braço o sangue irá sair todo? Não! Por que?Porque algumas plaquetas vão ao lugar do ferimento e fecham o buraco. Assim, irá formar aquela gotinha de sangue coagulado depois virando uma casquinha, essa é a função da plaqueta.
E os glóbulos brancos o que fazem? O glóbulos brancos são responsáveis pela defesa do nosso organismo, é o exercito do nosso corpo. Já as hemácias que também são conhecidas por hemoglobinas ou glóbulos vermelhos têm a responsabilidade de levar oxigênio para as células e retirar o gás carbônico.
Respiramos: O oxigênio entra no pulmão, onde ocorrerá uma metabolização e as hemácias levam através dos caminhos das veias e artérias o oxigênio, e retira o gás carbônico de todo nosso corpo.
Já entendendo que tudo é transportado através do sangue, vamos entender o que ocorre em quem tem DIABETES:

VEJAMOS: Se você comer um pão você fica forte? Imagina se você ficar um dia sem comer nada, totalmente sem se alimentar, você vai ficar fraco, sem energia, então voltamos a comer e o que ocorre? VOLTAMOS A TER ENERGIA!
Ah! Então quando me alimento fico com energia, quando não me alimento fico fraco, sem energia.

Fica fácil de entendermos quando me alimento tenho energia, quando não me alimento fico fraco, sem energia. Entendamos o seguinte: quando me alimento de um simples pãozinho, o meu organismo aproveita retira a energia e o que não "serve" será excretado. Quando me alimento de feijão, arroz, o meu organismo absorve a energia e o que não serve será excretado. Então vamos entender:
Vamos dar nome a essa energia. GLICOSE será seu nome. Vejam bem essa energia, glicose, tem que ser levada para toda parte do seu corpo. Nós precisamos de energia nas células do pé? Sim, lógico que preciso. Eu preciso de energia nas células da mão? Sim, preciso. E por onde será levada? Existem os caminhos do nosso corpo que são as veias e artérias e temos um motor que é o nosso Coração. (Então ficou fácil de entender?) Alimento-me de um pão, o organismo retira a anergia, coloca nas veias e artérias e o coração bombeia até a célula através do sangue.
Para entendermos o que ocorre teremos que saber a função de diversos órgãos. A glicose que é a energia corre na corrente sanguínea sendo bombeada pelo coração. Ela tem que entrar na célula, porém ela não consegue sozinha fazer isso, como cada órgão tem uma função temos um "Computador Central" que é o Cérebro que comanda tudo. Temos um órgão que tem a função de produzir uma chave para a entrada da glicose. Entenda o seguinte: A glicose precisa entrar na célula, porém entra se uma chave abrir a porta.

Vamos dar um nome para essa chave, Insulina e a fábrica que produz as chaves, vamos dar o nome de pâncreas.
Vamos entender melhor: A ENERGIA precisa entrar na célula, não consegue sozinha, precisa de uma chave, o cérebro manda a fábrica chamado pâncreas produzir as chaves que daremos o nome insulina, porém uma chave só consegue abrir a porta para uma glicose.
Então: Se você se alimentar com um alimento que tiver quinhentas glicoses, (existe diferenças entre alimentos, entre quantidades de glicoses. Um alface tem menos glicose que uma lata de doce). O seu cérebro mandará o pâncreas produzir quinhentas chaves. Portanto uma chave só abre a porta para uma glicose. Olha seu pâncreas ainda não produziu as quinhentas chaves e você diante da vida sedentária, da má alimentação se alimenta de mais de trezentas glicoses. Imagina onde essas glicoses vai ficar percorrendo sem entrar na célula por falta de chaves? Isso mesmo na corrente sanguínea.  Seu pâncreas não produziu as quinhentas chaves e existem trezentas em espera, e, você continua se alimentando mal. Comeu mais duzentas glicoses, seu pâncreas começa a entrar em pane. Produz insulina defeituosa e perdendo a capacidade de produção.
Olha o que vai ocorrer: Seu pâncreas não tem a capacidade de produzir insulina igual à quantidade de glicose que você ingeriu, fazendo com que a glicose fique na corrente sanguínea.
Com isso você se torna uma pessoa com glicose no sangue, se tornando assim uma pessoa DIABÉTICA. Por que alguém com diabetes pode perder um membro do corpo? Uma ferida aberta se torna mais difícil a cicatrização?

Porque o açúcar no sangue dificulta a função das plaquetas. Relembramos que as plaquetas tem a função de coagular o sangue, de fechar as feridas, dificultando a sua ação, com isso a ferida vai ficar aberta sendo exposta a bactérias que por sinal se multiplica rápido.
As complicações do Diabetes podem levar a: Danos a retina - Lentidão em cicatrizações - Problemas cardíacos - Insuficiência renal - Alterações metabólicas - Lesões e infecções nos pés.

O paciente tratando quando não tem mais oxigenação na área, a carne já apodreceu, não tem como mais voltar a ter vida, terá que cortar, amputar. Agora diante de medicamentos mesmo cortando a ferida irar fechar porque o paciente estará tomando medicamentos para não proliferar mais bactérias e também coagulantes para fechar a ferida.
Qual tratamento para uma pessoa com diabetes?
Se você agora tiver uma alimentação saudável, você já começa a ajudar baixar a taxa de glicose no sangue.
Vejamos: Se você agora se alimentar de alface e não de doces, você vai baixar a taxa de glicose ingerida. Com isso, mesmo em deficiência mais o pâncreas ainda produzindo chaves ela irá abrir a porta das células para aquelas glicoses que estão na corrente sanguínea.
Você se alimentando de pouca glicose irá baixando, se você agora fizer exercício físico também irá ajudar queimar a glicose na célula, assim abrindo caminho para as que estão na corrente sanguínea e também existem medicamentos no mercado que ajudam o pâncreas a produzir mais insulina.

Quando existe um estágio mais avançado você terá que tomar insulina artificial. Existe um aparelho que você irá medir a quantidade de açúcar no sangue. Se você medir que existem trezentas glicoses você terá que tomar quantas INSULINAS?
Terá que tomar trezentas chaves artificiais, e, assim controlando a glicose que tem nas suas veias e artérias.

A DIABETE causa impotência sexual devido a dificuldade de irrigação nos micros vasos como também cegueira. Muita sede e cansaço devido a energia (Glicose na corrente sanguínea) na circulação e não na célula que precisa para se movimentar, podendo levar o paciente a óbito.

Deixe seu comentário abaixo, para que possamos publicar outros assuntos relacionados a sua saúde. Compartilhem com seus amigos.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.