Header Ads

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO MUNICIPAL DE 2020 É DISCUTIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA EM CARMÓPOLIS


A Prefeitura Municipal de Carmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Orçamento e Gestão, realizou na manhã desta última quarta-feira, 10, uma audiência pública em parceria da ATEC - Contabilidade e Auditoria Pública, no intuito de apresentar e debater com a sociedade carmopolitana o Planejamento Orçamentário Global de Ações do município para o ano de 2020.

A audiência foi sediada na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença do excelentíssimo prefeito Municipal, Alberto Cruz (SD), o presidente da Câmara, José Augusto dos Santos (PSD), o secretário Municipal de Administração, Amilton Teófilo, secretária Municipal de Controle Interno, Kely Fernanda Souza, e a procuradora geral do município, Denise do Couto. Além dos vereadores José Carlos dos Santos (PCdoB) e Adilson Ramos (PTdoB), demais secretários Municipais, diretores de órgãos e munícipes.

O Projeto de Lei Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual 2020, foi apresentado pelo empresário e representante da ATEC - Contabilidade e Auditoria Pública, José de Araújo Leite Neto. “A LDO define as metas e as prioridades para o próximo exercício fiscal bem como a política de aplicação dos recursos. Ela orienta a elaboração e execução do orçamento fiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas estatais e sintoniza a Lei Orçamentária Anual com o Plano Plurianual e as ações necessárias para o município”, explicou José de Araújo Leite Neto.

Para o prefeito Alberto Cruz (SD), a audiência pública é um momento de extrema importante, a fim de explanar à população o planejamento orçamentário e outras ações que serão desenvolvidas no município. “A nossa gestão já está praticamente planejada e essa audiência pública tem a importância de complementar o que nós já planejamos juntamente com os secretariados. Agora a proposta é definir as prioridades de ações para seguirmos em frente e que possamos alcançar os nossos objetivos. A minha missão é governar Carmópolis com responsabilidade e dentro das exigências dos órgãos fiscalizadores, através do planejamento para que tudo aconteça no momento certo. A audiência pública reforça e nos ajuda aprimorarmos as nossas ações e decisões para o bem do município em todas as áreas”, relatou.
“O município deve ser transparente em todas as propostas administrativas e sociais. A audiência pública é mais uma forma para que a comunidade junto com a administração possa opinar e construir melhorias visando benefícios ao povo carmopolitano, em favor da saúde, da assistência social, da educação e dentre outras áreas. O importante é que cada um de nós tanto administrativo como pessoa civil possa compartilhar com a administração participando cada vez mais de audiências públicas como essa”, afirmou o secretário Municipal de Administração, Amilton Teófilo.

População
De acordo com a arquiteta, Sara Aparecida Costa Santos, a audiência pública é um meio propício para que a comunidade possa conhecer, participar, interagir, tirar dúvidas e impor sugestões no planejamento da gestão pública. “Como o prefeito mesmo disse que gosta de trabalhar de forma humana, essa é uma oportunidade da população ter uma maior proximidade com o prefeito e seus interesses na cidade. A audiência pública também é uma forma da sociedade ser ouvida, para obtermos uma futura gestão conforme as necessidades diretas da comunidade. Além de ser uma oportunidade para as pessoas terem um melhor entendimento do que se passa durante esses anos de gestão, no qual muitas vezes pessoas acabam criticando sem ao menos saber o que de fato está acontecendo e sendo planejado para o nosso município”, falou a arquiteta Sara Aparecida Costa Santos.

O Guarda Municipal, Josafa Nascimento Santos, afirmou que participar de audiências públicas relacionadas ao planejamento orçamentário do município é de suma importância, a fim de ter o conhecimento do destino do dinheiro público bem como os benefícios que a população terá com as ações a serem realizadas durante a gestão atual.

Próximos Passos
Após ser apresentada em audiência pública a proposta da Lei Diretrizes Orçamentárias 2020, será protocolada e analisada pela Câmara Municipal de Carmópolis, para que, na sequência, seja votado pelos vereadores.

“O planejamento é de grande relevância para o desenvolvimento do município e ao chegar na Casa Legislativa iremos analisar, impor sugestões se preciso, e, em seguida ser votado. O prefeito tem bons exemplos na carreira política como o seu pai e o avô. Então, vamos trabalhar para que o prefeito Alberto Cruz realize uma boa gestão e esperamos que após o Projeto de Lei ser aprovado, as ações e as verbas sejam aplicadas corretamente, em seus devidos lugares, pois o nosso foco é trabalhar com responsabilidade e compromisso para o bem do povo carmopolitano e aguadense”, finalizou o presidente da Câmara, José Augusto dos Santos (PSD).

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.