Header Ads

O que são criptomoedas?


As criptomoedas foram criadas para tornar mais fácil enviar e receber dinheiro pela internet e para qualquer pessoa.

Mas o que quer dizer criptomoeda? Vamos dividir a palavra para entender: cripto vem de criptografia, uma forma segura de escrever algo garantindo que só quem pode ter acesso consiga ler.

Moeda está fácil, né? O real e o dólar são moedas. Mas aqui começam as diferenças: as criptomoedas são moedas digitais, ou seja, não têm notas ou moedinhas.
Quem controla uma criptomoeda?
Diferente da moeda de um país, não é o banco central ou um governo que controlam uma criptomoeda. Mas, sim os integrantes da sua própria rede.

É por isso que dizemos que uma cripto tem um controle descentralizado. Isso ajuda na agilidade das transações que são feitas a qualquer momento e de qualquer lugar.
Se é digital, dá pra copiar uma criptomoeda?
Não. Os registros de uma criptomoeda são únicos. Diferente de um arquivo do seu computador que podemos duplicar ou copiar, não é possível copiar uma criptomoeda.

Uma criptomoeda é registrada em arquivos de dados criptografados em blocos em milhares de computadores espalhados pelo mundo, a isso é dado o nome de blockchain.
E quanto vale uma criptomoeda?

A maioria das criptomoedas mudam de valor ao longo do tempo, seguindo a lógica de oferta e demanda: quanto mais procuradas, mais valiosas ficam.

Algumas delas, como o bitcoin, têm um número limitado de unidades. Essa escassez as tornam muito valiosas. Mas, mesmo assim, não há garantias de que uma moeda irá se valorizar ou desvalorizar.

As formas que as criptomoedas podem ser usadas ainda estão sendo desenvolvidas. Os avanços tecnológicos e as promessas dessas possibilidades têm ajudado elas a se popularizarem e, por consequência, ganhar mais valor.
Dá pra ganhar dinheiro com cripto?
Sim. Criptomoedas podem ser uma opção de investimento. É possível ganhar dinheiro quando vendemos uma criptomoeda por um valor mais alto do que quando compramos.

Porém, é sempre preciso um pouco de cuidado. A volatilidade, ou seja, a variação de preço das criptomoedas pode ser muito alta e é difícil prever quando o seu valor vai aumentar ou diminuir. Assim, investir em cripto exige responsabilidade.

Fonte: Picpay


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.