Header Ads

A Inteligência Artificial irá suplantar a Inteligência Humana?

Foto: Extraída da Internet

Assim como outras inovações tecnológicas, a inteligência artificial está em todos os lugares, participando ativamente de nossas vidas e trazendo vantagens nunca antes vistas. No entanto, apesar deste lado bom, as pessoas pensam que a IA pode, em algum momento, suplantar a inteligência humana. eis então a questão: existe a possibilidade de um dia a raça humana se tornar inferior à sua própria criação? 

Vejamos a seguir pro/contra da IA: Suas vantagens incluem simplificação, economia de tempo, redução de vieses e automação de tarefas repetitivas, entre outros benefícios. 

Já as desvantagens envolvem custos de implementação elevados, possível perda de empregos humanos e a falta de emoção e criatividade. 

Saiba que a inteligência artificial é uma área da ciência da computação dedicada à criação de computadores e programas que podem replicar o pensamento humano. Alguns modelos de IA conseguem aprender com o passado analisando uma grande quantidade de dados e melhorando seu desempenho sem ajuda de humanos. Assim com o crescimento da IA nos últimos anos, se tornou comum a utilização dela em empresas e no dia a dia para facilitar em atividades repetitivas e em outras tarefas. Portanto existem aspectos positivos e negativos relacionados a cada avanço tecnológico. Há uma ampla discussão sobre os benefícios e os riscos da inteligência artificial em todos os âmbitos. 
 
VANTAGENS 
Automatizar serviços e processos repetitivos é uma das vantagens da inteligência artificial. Elimina erros - diferente dos seres humanos, os computadores não cometem erros com frequência ou comuns, caso sejam programados corretamente.

Serviço constante - a IA, combinada com robôs e outros programas, está disponível 24h, enquanto nós precisamos descansar, as máquinas podem trabalhar continuamente.
 
Trabalho repetitivo - a realização de trabalho repetitivo pode causar uma série de complicações de saúde, como tendite e bursite. Então pode-se automatizar a IA para realizar tarefas chatas e repetitivas. 

Decisões rápidas e inteligentes - outra vantagem interessante para o uso da IA são as decisões rápidas e inteligentes que podem ser tomadas no dia a dia, de maneira mais rápida do que um humano. 

DESVANTAGENS Uma das desvantagens é a utilização de dados de terceiros sem autorização deles.

Alto custo de criação - desenvolver e tornar útil uma IA pode ser uma tarefa difícil, pois requer um alto investimento. 

Desemprego - As máquinas podem substituir os seres humanos em muitas tarefas, aumentando o desemprego. Ainda não existe uma estimativa, pois alguns críticos acreditam que o efeito será inverso: as máquinas aumentarão o número de empregos disponíveis. 

Compreensão de emoções - a IA não possui sentimentos, então ela não consegue compreender muitos aspectos da vida humana. De fato, soluções criativas e inovadoras surgem por meio de seres humanos. 

Regulamentação e ética - em notícias amplamente divulgada recentemente, o empresário Elon Musk criticou empresas de inteligência artificial por elas estavam utilizando os dados do Twitter (X) para treinar seus modelos de IA. Do mesmo modo, alguns artistas criticaram que suas obras (desenhos, imagens e outros trabalhos) estavam sendo utilizadas para treinar modelos de inteligência artificial. 

Todo cuidado é pouco. Não existe uma regulamentação que defina os limites da inteligência artificial, e, estão surgindo obstáculos que precisam ser discutidos e analisados com calma. 

Na minha opinião "A Inteligência Artificial é um alerta para humanidade" quem controla? 

O Iblog do Vieira vai está atento e trará ainda mais informações relacionada a Inteligência Artificial. 

E você já parou pra pensar sobre a IA? deixe seus comentários.

2 comentários:

  1. Muito bom Sérgio Vieira , parabéns pelo trabalho transparente.

    ResponderExcluir
  2. Espero q a ia não domine o mundo

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.