Header Ads

QUANDO VOCE SE TORNA REAL!

PARA REFLETIR

O amor tudo sofre, tudo crĂȘ, tudo espera, tudo suporta. 1CorĂ­ntios 13:7
Desde pequeno, eu sempre gostei de ler, mas nem sempre lia livros de crianças. Um clĂĄssico infantil que tem encantado geraçÔes e que descobri apenas depois de adulto foi O Coelho de PelĂșcia, de Margery Williams. Nesse amado pequeno livro, a autora mostra “como os brinquedos se tornam reais”. O diĂĄlogo entre o Coelho e o Cavalo de Pele Ă© o trecho mais conhecido:

– O que Ă© REAL? – perguntou um dia o Coelho. – Significa ter coisas que zumbem dentro de vocĂȘ e uma manivela saliente?
– Real nĂŁo Ă© como vocĂȘ Ă© fabricado – explicou o Cavalo. – É algo que acontece com vocĂȘ. Quando uma criança o ama por muito tempo, nĂŁo apenas para brincar, mas realmente o ama, entĂŁo vocĂȘ se torna real.

– Isso dĂłi? – perguntou o Coelho.
– Às vezes – respondeu o Cavalo, pois sempre dizia a verdade. – Mas, quando vocĂȘ Ă© real, nĂŁo se importa com a dor.
– E acontece de uma sĂł vez, como dar corda, ou aos poucos?
– NĂŁo acontece de uma vez sĂł – disse o Cavalo. – VocĂȘ se torna. Leva muito tempo. Por isso, nem sempre acontece com gente que se quebra com facilidade, ou tem pontas afiadas, ou precisa de muitos cuidados. Geralmente, quando alguĂ©m se torna real, seus cabelos jĂĄ foram quase todos arrancados, os olhos caĂ­ram, as articulaçÔes estĂŁo soltas e vocĂȘ estĂĄ todo esfarrapado. PorĂ©m, essas coisas nĂŁo importam em absoluto, pois, quando vocĂȘ Ă© real, nĂŁo pode ser feio, exceto para aqueles que nĂŁo compreendem.
– Acho que vocĂȘ Ă© real – arriscou o Coelho, para logo se arrepender do que dissera, pois talvez o Cavalo fosse muito sensĂ­vel. Mas o Cavalo apenas sorriu.

Ser real Ă© amar e ser amado do jeito que vocĂȘ Ă©, com seus problemas, caracterĂ­sticas Ășnicas, cicatrizes, defeitos e rugas. Ser real significa ir alĂ©m da aparĂȘncia e da superficialidade. É, se necessĂĄrio, transcender a estĂ©tica e criar espaço para a imperfeição. Cabelo desgrenhado, pijama listrado, pĂ©s descalços, ausĂȘncia de maquiagem, nada disso importa. No mundo das pessoas que amam, as relaçÔes sĂŁo sempre reais. VocĂȘ sabe quem Ă© e tem liberdade para ser o que Ă©.

Ser real Ă© gostar de verdade. É amar com sinceridade, intensidade e perseverança. O amor torna as pessoas reais e motiva açÔes reais. Vai alĂ©m da retĂłrica. Por isso, apesar de seus erros e imperfeiçÔes, Deus o ama. NĂŁo importa se vocĂȘ estĂĄ quebrado, desconjuntado e esfarrapado, continua no coração do Pai. Para Deus, vocĂȘ Ă© real.

COLABORACAO: PROFESSOR JOAQUIM - JP

Nenhum comentĂĄrio

Tecnologia do Blogger.