Header Ads

Luciano Pimentel afirma que MP 995 promove enfraquecimento da Caixa Econômica


Com mais de 30 anos de atuação no setor bancário, o deputado estadual Luciano Pimentel afirmou nesta quinta-feira, 20, durante a sessão da Assembleia Legislativa, que a Medida Provisória (MP) 995/2020, referente à reorganização societária e desinvestimentos da Caixa Econômica e de suas subsidiárias, cria uma dificuldade futura para a instituição financeira e promove o enfraquecimento de um banco com uma grande história de contribuição social.

"O maior banco de políticas públicas no Brasil é a Caixa Econômica. Uma instituição que, diante da diversidade do nosso país e da desigualdade tão presente em nossa sociedade, assumiu o compromisso de assegurar que os benefícios oriundos de programas sociais possam chegar a todos os cantos do Brasil. Contemplando, inclusive, a população das regiões mais distantes dos país", destacou Luciano Pimentel.

De acordo com o parlamentar, ao autorizar o Governo Federal a agir de forma independente do Congresso Nacional, a MP é danosa para Caixa e, a longo prazo, pode trazer prejuízos para toda sociedade. "Sabemos que essas empresas subsidiárias da Caixa são significativas para o banco do ponto de vista econômico, pois refletem na rentabilidade da instituição. Rentabilidade essa que se reverte na execução das políticas públicas colocadas à disposição da população".

Ao solicitar apoio dos colegas de parlamento na luta contra a MP, Luciano Pimentel ressaltou que já encontrou em contato com a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) para pedir que a entidade também se manifeste em relação ao tema. "A Unale é bastante representativa e reúne parlamentares de todo país. Por isso, fiz questão estabelecer esse diálogo e buscar a inserção da entidade na luta dos funcionários da Caixa. Uma luta que, acima de tudo, é pela preservação dessa instituição financeira tão relevante para o crescimento do Brasil", destacou.

Encerrando o pronunciamento, o deputado mencionou a sua trajetória na Caixa e disse ter tranquilidade de falar sobre um banco que conhece com propriedade. "Fui funcionário da Caixa, onde ocupei diversos cargos e finalizei minha carreira como superintendente regional. Eu pude conhecer profundamente a instituição e os benefícios que ela traz para sociedade brasileira. É um banco que trabalha para minimizar a desigualdade, promovendo inclusão social através da execução de políticas públicas ", disse Luciano Pimentel, complementando.

"Em nosso país, ainda vamos levar muitas gerações para que um organismo como Caixa possa ser considerado dispensável. Estamos falando do banco da habitação, de uma instituição que impulsiona o desenvolvimento dos estados e municípios com a oferta de crédito para operações de saneamento e infraestrutura. É por tudo isso que, novamente, peço o apoio de todos os colegas contra essa MP. Uma medida que promove o enfraquecimento da Caixa.  E a Caixa não pode ser enfraquecida jamais. Ela precisa continuar prestando a sua contribuição para sociedade, da forma mesma que tem feito a longo de sua história", concluiu Luciano Pimentel.


Colaboração: Assessoria Parlamentar

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.