Header Ads

CARMOPOLITANOS REVIVEM O CARNAVAL DE RUA COM O BLOCO DO MANECA

Bloco do Maneca
Foto: Hélio Mendonça
Neste último sábado, 09, o frevo tomou conta das principais ruas da cidade de Carmópolis/SE com o Bloco do Maneca. Desde de 2016 que esta tradição vem sendo resgatada pelos carmopolitanos através dos organizadores, o secretário municipal de Assuntos Institucionais e ex-vereador, Décio Neto e a secretária municipal de Comunicação e Cultura, Luciana Andrade.

 Luciana Andrade
Foto: Hélio Mendonça
“O Bloco do Maneca é uma tradição antiga e por sentirmos falta de festas carnavalescas em Carmópolis, há três anos estamos resgatando o tradicional carnaval de rua, onde reunimos crianças, jovens e adultos para curtir um frevo com muita folia e alegria”, destacou a secretária municipal de Comunicação e Cultura, Luciana Andrade.
Além da comunidade, autoridades e políticos também estiveram presentes acompanhando o Bloco do Maneca. “Desde quando existia eu já participava desse Bloco que é tradição dos nossos velhos amigos. Parabenizo aos organizadores, ao prefeito Alberto Cruz (SD) e ao povo carmopolitano por valorizar e reavivar a nossa cultura”, disse o presidente da Câmara Municipal de Carmópolis, o vereador José Augusto dos Santos (PSD).



Secretário de Planejamento, Elcarlos Cruz ao lado
 do vereador José Augusto dos Santos
Segundo o secretário municipal de Planejamento, Elcarlos Cruz, a presença da população é a prova da alegria do povo. “É a primeira vez que participo, mas já conheço o Bloco do Maneca desde sua existência quando trabalhava com o ex-prefeito, Teotônio Neto. Essa é uma manifestação cultural, onde as pessoas brincam na paz, sem melação, com amor e alegria resgatando as antigas tradições”.


Rubens Alves curti carnaval de rua
 com o Bloco do Maneca

O técnico judiciário, Rubens Alves, também esteve acompanhando a folia do Bloco do Maneca e segundo ele essa é uma cultura que está sendo resgatada para as novas gerações. “As pessoas tem participado, a juventude tem gostado e compreendido a história, porque era um evento que acontecia na década de 60 e depois de tanto tempo está sendo reavivado. Essa é uma festa cultural e histórica muito bonita e maravilhosa para nós carmopolitanos”, relatou Rubens Alves.







Participantes



“Voltar com o Bloco do Maneca foi uma ótima iniciativa, o povo de Carmópolis merece. A cultura está cada dia sendo valorizada pelo município, a Quadrilha Massacarrá também é um exemplo disso, onde o prefeito Alberto Cruz (SD), juntamente com o presidente da Câmara, José Augustos dos Santos (PSD) e os demais vereadores tem nos apoiado para que a nossa história possa continuar”, citou o presidente da quadrilha Massacará, Denilson dos Santos.



A juventude também marcou presença, a estudante Jaine Silva participou pela primeira vez do Bloco do Maneca e além de ter aprovado a organização ela parabenizou o policiamento do evento, no qual todos puderam se divertir com segurança. Já o estudante José Augusto dos Santos Júnior, afirmou que a realização de eventos tradicionais valoriza a cultura da cidade bem como gera a oportunidade aos comerciantes ampliarem a venda de seus produtos.


“O Bloco do Maneca é uma festa tranquila de paz, no qual adotamos uma campanha para ser um bloco sem melação, de paz, alegria e tranquilidade e assim foi, o povo respeitou e todos puderam participar com segurança e tenho fé em Deus que nos próximos anos o Bloco do Maneca continuará sendo a diversão carnavalesca dos carmopolitanos”, conclui o secretário municipal de Assuntos Institucionais e ex-vereador, Décio Neto.






Redação Iblog do Vieira
Por Cleia Macedo


GALERIA DE FOTOS


















Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.