Header Ads

13 PESSOAS RECEBEM O TÍTULO DE CIDADÃO CARMOPOLITANO NESTA QUINTA, 06



O Título de Cidadão foi criado para premiar aqueles que prestaram serviços relevantes à cidade. Em Carmópolis/SE, a Câmara Municipal entregou essa honraria para 13 pessoas na noite desta quinta-feira, 06.

A sessão solene aconteceu no Plenário Vereador Pedro Guimarães Silva. Um dos homenageados foi o empresário e atual secretário de Indústria e Comércio do município, Reis Oliveira, que foi indicado pela vereadora Genilda Couto. Reis é residente em Carmópolis há 21 anos, e a vereadora explicou o motivo de sua indicação, "ele é meu genro, e aqui gerou família. Tem uma conceituada empresa na cidade que todos conhecem, atualmente é secretário dessa gestão, em sua empresa tem 10 funcionários e ele tem se voltado para o comércio da cidade, colaborando muito, nada mais merecedor do quê o título de cidadania", disse.


Reis Oliveira contou de sua satisfação por essa honraria "para mim é um orgulho imenso ter esse reconhecimento por parte da cidade, da população, dos vereadores, porque é uma cidade que a gente aprendeu a amar, nós construímos família, tivemos filhos que nasceram em Carmópolis, investimos aqui e nós investimos também o nosso tempo, nossa energia em prol dessa cidade que nos acolheu de braços abertos e a gente na medida do possível tem dado uma contribuição pra que se torne uma cidade melhor."



De autoria do vereador Adilson Ramos, outra prestigiada da noite foi a Coordenadora do Centro de Treinamento Arthur Zanetti, e do Projeto Jovem Promessa Caixa de Ginástica, e também Presidente da Federação Sergipana de Ginástica, Márcia Maria Mendonça, Adilson disse que vem acompanhando todo o trabalho, e o que levou escolher Márcia, foi a integração dela não só com os alunos, como também com a família deles, contribuindo para tirar jovens da ociosidade, sendo ainda um complemento da educação. "Vi em Márcia o carinho que ela tem com o povo carmopolitano, o quanto ela correu atrás, antes era uma estrutura mínima e hoje nos temos uma estrutura que a nível de Sergipe é o centro de formação, ela foi a pioneira", explicou o vereador. Márcia desenvolve esse trabalho em Carmópolis há 7 anos, e falou um pouco da sua satisfação.

"Me sinto muito feliz e honrada, já estou com esse trabalho aqui desde 2011, e é um reconhecimento dos vereadores, da comunidade, um momento de muita honra e importância para nossa ginástica, nós tivemos momentos de alegrias, momentos difíceis e agora vem os novos tempos, com muitas perspectivas, e tendo bons resultados até mesmo a nível nacional, nossos atletas se destacando e esperamos crescer mais ainda dentro dessa nova gestão", finalizou a coordenadora.

A Secretária de Desenvolvimento, Inclusão e Assistência Social, Sumara Alves, foi mais uma a receber o Título de Cidadã Carmopolitana, indicada pelo vereador João Gilberto (Gil). O vereador expressou o motivo de sua escolha "Sumara, veio pra cá há 20 anos, quando sua mãe veio ser comerciante. Sumara acompanhou a mãe dona Socorro, sempre trabalhou, foi guerreira, atuou na gestão do saudoso prefeito Volney, depois atuou na gestão da ex-prefeita Esmeralda, assumiu algumas pastas, foi secretária. Teve um período como empresária na área de cosmético, ajudou muitas mulheres a desenvolver e melhorar de vida, é uma pessoa que tem ajudado muita gente no município, em vários seguimentos, e escolheu Carmópolis para morar, para atuar, acho que nada mais justo oferecer o título de cidadã para uma pessoa que trabalha ajudando a comunidade atingir seus objetivos e seus sonhos", concluiu.

No evento estiveram presentes varias autoridades da cidade, entre elas o Prefeito Beto Caju acompanhada da sua esposa primeira Dama Karla Caju, secretários, populares, parentes e amigos dos prestigiados, representantes da polícia civil e da guarda municipal, ex-vereadores e vereadores de municípios vizinhos, e o Frei Rogério. O prefeito parabenizou todos os homenageados. "É um momento especial e importante a todos  que estão recebendo esse título de cidadão carmopolitano, é uma honra na vida desses novos cidadãos carmopolitanos. Com certeza as pessoas que foram agraciadas hoje com esta honraria, recebem por mérito, porque de alguma forma prestaram algum serviço ao nosso município, mesmo que elas não residam aqui, mas elas tem contribuído de alguma forma e principalmente porque cada uma delas tem amor pela nossa terra", afirmou o prefeito.

Para o presidente da Câmara, Luiz Guimarães (Luizinho), esse evento é de uma importância ímpar para Carmópolis, disse ainda que se sentiu emocionado com a fala de cada um, onde demostraram seu amor e compromisso com os filhos de Carmópolis, concluindo a entrega dos títulos dizendo "hoje é um dia de glória, Glória a Deus". 

Importância do Título de Cidadão


A pessoa não escolhe onde nascer, mas pode escolher onde morar, e no município escolheu pra viver, fez ou faz algo importante por ele, então é merecedor de receber um título de cidadania. A concessão do título honorário de "Cidadão" de um Município é concedido pela Câmara de Vereadores, deve ser bem analisada, estudada e justificada com detalhes, não só aos outros vereadores, como também à sociedade local como um todo.  Para que essa pessoa não nascido no Município seja considerada conterrânea, faz-se necessário, que essa pessoa seja ou tenha sido uma benfeitora na comunidade que lhe conferiu tal cidadania. 

É fundamental que se diga na Justificativa do Projeto de Resolução ou Decreto Legislativo, que se submete à apreciação dos Vereadores, o que o pretenso homenageado fez pelo povo e pela sociedade que lhe concede a cidadania, e uma delas, fundamentalmente, será ter residido no Município há alguns anos e nesse período haver prestado serviços de relevância e de reconhecimento do trabalho desempenhado em favor do Município ou de entidades nele existentes. 

Confira abaixo todos os homenageados de 2018, e seus autores:


01 - Sr Moacir Silva Mota - Autor: Vereador Adilson Alves Ramos (Resolução nº 346/2016)
02 - Arnaldo Braz dos Santos - Autor: Vereador Luiz Guimarães Silva (Resolução nº 351/2018) (Pastor Arnaldo)
03 -  Sr José Nilson da Silva - Autor: Vereador Luiz Guimarães Silva (Resolução nº 352/2018)
04 - Sr José Francisco de Santana Silva - Autor Vereador Cristiano Santos Mendonça (Resolução nº 353/2018) (Frei Francisco)
05 - Marcos Nunes Pitanga - Autor Vereador Cristiano Santos Mendonça (Resolução nº 354/2018)
06 - Sra Sumara Maria Alves de Lima - Autor: Vereador João Gilberto Oliveira Cruz (Resolução nº 355/2018)
07 - Sra Márcia Maria Mendonça Lima - Autor: Vereador Adilson Alves Ramos (Resolução nº 356/2018)
08 - Sr Carlos Souza Matos Lima - Autor: Vereador Adilson Alves Ramos (Resolução nº 357/2018)
09 - Sr José dos Reis Oliveira Filho - Autora: Vereadora Genilda Vieira Couto (Resolução nº 358/2018)
10 - Sr Gilton Alves dos Santos - Autor: Vereador José Ailton Nascimento (Resolução nº 359/2018)
11 -  Sr Ivanildo Goveia da Silva - Vereador José Ailton Nascimento (Resolução nº 360/2018)
12 - Sra Maria Almira Magalhães Leite -  Autora: Vereadora Genilda Vieira Couto (Resolução nº 361/2018)
13 -  Sr Luiz Carvalho Guerra - Autor Vereador João Gilberto Oliveira Cruz (Resolução nº 362/2018) (Pastor Guerra)





















Bianca Vieira
Da Redação IBlog do Vieira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.