Header Ads

COMERCIALIZAÇÃO DE CARNE CLANDESTINA É BLOQUEADA EM CARMÓPOLIS

A carne é um dos alimentos essenciais para o consumo humano. E na hora da compra a grande preocupação dos consumidores é saber a origem e a higienização do produto até chegar nas bancas de comercialização. Com isso, a Prefeitura de Carmópolis, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, vem desenvolvendo um trabalho de fiscalização no comércio de carne bovina no Mercado Municipal, objetivando bloquear o comércio de carnes clandestinas e garantir a segurança do consumo aos carmopolitanos e região.



Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Isaque Santos, a ação teve início em dezembro de 2017, onde os comerciantes foram primeiramente adequados a utilizarem os equipamentos corretos, conscientizados de como seguir as condicionantes exigidas por lei para depois serem monitorados. “A circular partiu do Ministério Público do Estado de Sergipe (MP/SE), determinando que a comercialização de carne bovina no município só fosse permitida daqueles animais abatidos em matadouros credenciados e acompanhado pelo número do Guia de Transito Animal (GTA) e transportados em carros refrigerados caso contrário, o produto deve ser totalmente proibido de ser comercializado. Daí o nosso primeiro passo foi adequar retirando o uso do cepo para a serra ou tábua de fibra, fazendo paralelamente a conscientização e agora estamos com um trabalho ativo e contínuo nas fiscalizações”, explicou.

As exigências pela Prefeitura começaram a serem cobradas no início deste ano. A feira do município é realizada aos domingos e as carnes chegam no Mercado Municipal no sábado no período da noite. De acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Isaque Santos, a equipe da secretaria acompanha a chegada e o processo de distribuição de carnes todos os sábados, a fim de averiguar se existe alguma anormalidade. E ainda acrescentou que aos domingos pela manhã os fiscais continuam atentos.

Esse é um trabalho que está sendo desenvolvido com o apoio da Defesa Agropecuária, através da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal de Carmópolis e Polícia Militar. “Sabemos que a agricultura faz defesa e a saúde faz vigilância e estamos fazendo esse trabalho em conjunto e estamos surtindo um efeito muito positivo. O povo de Carmópolis pode ficar despreocupado, porque a Prefeitura está agindo em favor de uma comercialização segura de carne em nossa cidade. E agora também vamos fiscalizar a feira do povoado Aguada”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente.

Abates de Animais
Atualmente há o total de sete abatedouros no estado de Sergipe. Os abates de animais comercializados em Carmópolis são realizados nas cidades de Capela e Nossa Senhora das Dores. “Hoje, a comunidade de Carmópolis sabe a origem dos produtos que estão adquirindo. No matadouro tanto de Capela como em Dores, todos os animais são inspecionados por um médico veterinário antes do processo de abate, eles são credenciados e acompanhado pela fiscalização da Defesa Animal do Estado de Sergipe. Nós temos o maior cuidado e a preocupação de não deixar entrar nenhum produto que não sejam normalizados e higienizados”, destacou o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Isaque Santos.


Carmópolis possuía um matadouro que atendia outros municípios, mas foi desativado há alguns anos atrás e segundo o secretário, a cidade não tem condições legais e ambientais para reativá-lo. “Logo quando eu assumi em maio de 2017, procuramos a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), a Defesa Agropecuária do Estado de Sergipe para viabilizar essa possibilidade da reabertura do matadouro, mas fui informado que não há a possibilidade, pois, o antigo local não seria liberado por estar nas proximidades de rio e com base as normas e exigências para a implantação de um abatedouro, isso não seria viável para o município”, finalizou.



Redação: Iblog do Vieira

Por Cleia Macedo

Um comentário:

  1. estamos aqui toda semana pra garanti que sua carne polvina ou suína independentemente Qual seja sua origem, chegue com qualidade na sua mesa...

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.