Header Ads

PRESIDENTE DA CÂMARA DE CARMÓPOLIS ZÉ AUGUSTO FALA SOBRE POLITICA E PRETENSÕES FUTURAS


Casado, pai de nove filhos, sendo três nascidos em Carmopolis, 58 anos de idade e atual presidente da Câmara Municipal de Carmópolis, o vereador José Augusto do Santos (PSD), conhecido como Zé Augusto. Chegou no município em 1988 e desde lá criou suas raízes na terra carmopolitana e até hoje vem desenvolvendo sua história na política.
Reconhecido pelos trabalhos sociais desenvolvidos na cidade com a Associação Comunitária do Residencial Valadares que existe até hoje e afirma ser “uma referência em Carmópolis”. Além da participação como presidente do time amador São Cristovão Futebol Clube, que marcou época no município nos Campeonatos Sergipano tendo a classificação para a segunda e primeira divisão no estado e vice-campeão de time profissional pela liga da Federação Sergipana de Futebol, ainda sob a presidência do vereador Zé Augusto.

Entrou na política há vinte anos atrás, está em seu quarto mandato, já foi vice-presidente  por 4 vezes, ocupou o cargo de presidente interino por 4 meses, janeiro a abril/2017 e agora presidente da Câmara Municipal de Carmópolis, para o biênio 2019/2020, sendo essa por votação obtendo sete votos a dois e através desse resultado alega ter um bom relacionamento entre os demais vereadores. “Graças a Deus o meu relacionamento com os meus colegas vereadores eu posso dizer que é muito bom. Durante esses vinte anos que estou na política nunca teve uma eleição para disputar só uma chapa, de nove vereadores eu tive seis votos, com o meu sete, então eu posso dizer que estou muito bem com os meus colegas vereadores”, disse o presidente da Câmara Municipal de Carmópolis, o vereador Zé Augusto (PSD).

De acordo com o vereador Zé Augusto (PSD) já foi aprovado várias proposituras de sua autoria como a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) para quem recebe renda mensal de até dois salários mínimos, plano de saúde para todos servidores da prefeitura de Carmópolis, bolsa universitária, implantação de posto médico e dentre outros. “Todos esses projetos para mim são importantes, mas o que acho o de grande relevância foi a implantação da bolsa universitária, pois hoje eu vejo a quantidade de jovens que já se formaram graças ao auxílio da prefeitura. Atualmente, não existe mais devido a situação financeira do município. Os repasses da prefeitura caíram mais da metade do que já recebia, então devido a isso não temos como dar continuidade ao projeto”, explicou.
Por exercer atribuições de chefe do Poder Legislativo, fizemos uma entrevista ping-pong com o vereador Zé Augusto (PSD), que atua ao lado do chefe do Poder Executivo, o prefeito Beto Caju (SD).


INFORMATIVO BLOG DO VIEIRA: Presidente, sabemos da sua amizade com o atual prefeito Beto Caju (SD) e também da amizade e respeito que vossa excelência tem pelo seu pai , o ex-prefeito de Carmópolis Theotônio Neto. Sabemos que o senhor chegou no município junto com Theotônio quando ele disputou as eleições em 1988, você era o motorista dele. Naquela época Beto Caju tinha 10 anos de idade. E como o senhor vê Beto Caju, que conhece desde criança sendo hoje o prefeito de Carmópolis?

VEREADOR ZÉ AUGUSTO: Hoje eu vejo isso com muito respeito e muito orgulho da vida. Para você ver, eu cheguei aqui em Carmópolis há mais de 20 anos atrás acompanhado pelo ex-prefeito Theotônio Neto, conheci e convivi com ele na TV Sergipe e hoje com o destino de Deus, Beto foi o vice-prefeito com o meu voto e ele chegou a ser o prefeito.
Beto, chegou a ser prefeito e ja encontrou o amigo dele lá de trás vereador e presidente da Câmara, então eu tenho como orgulho e acho que quem vai ganhar com isso é o povo, porque apesar de eu ser de um partido e ele de outro, eu tenho um grande respeito por Beto e tenho mais respeito ainda pelo povo de Carmópolis. Então é uma parceria muito boa, eu acho que na hora certa a gente vai dividir os palanques e se não dividir podemos estar juntos. Mas, o respeito pelo povo sempre vai ter, tanto da minha parte quanto da dele pelas tradições que tem do pai que já foi prefeito, o irmão vice-prefeito por oito anos direto.  E repito, o respeito pelo povo o vereador e presidente da Câmara Zé Augusto e o prefeito Beto Caju, temos de grandeza e isso eu não tenho dúvida.

IBV: Presidente, o prefeito falou através da rede Fan Fm que pretende ter uma convivência harmoniosa com o legislativo em benefício do povo de Carmópolis. Esse também é o seu pensamento perante ao executivo?

VZE: Sim. Acima do político, acima do cidadão, o vereador Zé Augusto e hoje presidente, e acima do Beto Caju está o povo. Porque meu mandato é a mandato do povo e acho que não vai ter nenhum arranhão entre eu e o prefeito Beto, porque nós temos o conhecimento. Eu nesses quatro mandatos como vereador tive uma convivência muito boa com o ex-vereador Lôlô, Sergio Vieira, Manoel Carlos e (Idelfonso que foi vereador, vice-prefeito de Carmópolis e General), pessoas feras na política onde tive uma relação nos meus primeiros mandatos. De cada um eu tirei um pouco e o meu foco é trabalhar junto com o prefeito Beto Caju, para o povo.

IBV: O que o senhor está achando da gestão do atual prefeito Beto Caju? Qual nota você daria para ele de 0 a 10 nesses seis meses que ele está no comando da prefeitura?

VZE: A gente sabe que o nosso município não teve muita grandeza nesse período de 2017 até agora. Tivemos uma eleição difícil, um político que ganhou e não assumiu por intervenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante quatro meses outro assumiu e depois outra administração foi eleita. Um ano e três meses depois do mandato acontece o fato, o prefeito morre e assume o vice-prefeito Beto Caju.
Beto, naquele momento era apenas um vice que não estava por dentro de tudo da gestão e teve que assumir a prefeitura. O interino que atuou em quatro meses pegou crise, o ex prefeito saudoso Volney Leite pegou crise e com Beto não foi diferente, pode ter melhorado, mas foi tirando dali e colocando aqui, tirando esses e colocando os seus e tudo isso tumultuou um pouco.
A nota que dou hoje ao prefeito Beto Caju, é 8 (oito). Ele está fazendo a base, está pelo menos fazendo em dias o pagamento do salário dos servidores, as ruas não estão sujas e vejo que ele tem boas intenções para Carmópolis, como a aceitação de uma das minhas indicações, como a implantação da creche em Aguada. E com o prestigio dele que teve ao lado do ex-prefeito Volney Leite, com a compra de novos transportes como carros, retroescavadeira, caçamba, veículos esses que custa alto e a cidade precisa, então isso tudo é bom para o povo e é por isso que dou nota 8, que é para ele se estimular a trabalhar mais para o povo.

IBV: Essa é uma pergunta que todos fazem e claro, o blog do Vieira não poderia deixar de perguntar também. Hoje, o senhor faz parte de qual agrupamento político em Carmópolis? Do prefeito Beto Caju ou da ex-prefeita Esmeralda Cruz?

VZE: Eu dou o apoio administrativo ao prefeito Beto Caju. Eu sou presidente da Câmara e não vou travar nenhuma relação com prefeito seja qual ele for. Eu tenho um partido, tenho um comando do PSD, mas em nenhum momento o PSD me pediu para engessar a gestão, o meu partido apenas quer que Carmópolis esteja bem e para estar bem o presidente da Câmara e todos os vereadores tem que trabalhar com a administração do município, que hoje se chama Beto Caju.
Deixo claro que administrativamente sim, faço parte do grupo de Beto Caju, mas eu tenho um comando político. E vale ressaltar também que existe a infidelidade partidária, no qual se houver o político pode ter a perda do mandato, porque tem muitas pessoas leigas que não sabem disso.

IBV: O senhor tem pretensão em ser vereador em 2020? Existe a possibilidade de ser também um vice-prefeito na chapa do prefeito Beto Caju?

VZE: Agora em diante não só o meu, mas o destino de todos os políticos está nas mãos de Deus. Se eu disser para você que amanhã eu quero deixar a política, eu não quero. Como também eu não posso chegar e dizer amanhã eu serei candidato, eu não sei como irei estar em 2020, se estarei bem politicamente ou bem de saúde. Eu digo uma coisa, quem é vereador quer ser vice, quer ser prefeito, mas eu nunca tive o convite e nem recurso financeiro para concorrer como vice e muitos menos prefeito.
Não tenho nenhum plano para a política em 2020, se eu não for candidato a vereador colocarei uma pessoa ligada ao meu grupo que pode até ser um dos meus filhos.

IBV: Para finalizar, o que o povo de Carmópolis deve esperar do vereador nesses anos que ainda faltam?

VZE: As pessoas que me conhecem e sabem do meu trabalho. Eu vou tentar fazer não melhor dos que os outros só porque sou presidente, mas vou tentar fazer diferente, vou fazer de tudo para trazer o bem para o povo carmopolitano. Uma delas é levar o povo para assistir as sessões na Câmara, para ver como é o trabalho do vereador, saber a importância que um vereador tem para a comunidade, porque isso é essencial.
É muito bom as pessoas chegarem e criticarem que o vereador não faz nada. Vá para uma sessão e veja o que nós fazemos, vá ver cada vereador. Cada vereador tem um representante, né isso? Um vereador não é votado duas vezes pelo mesmo voto eu tenho meu voto, outro tem outro.
E eu sou um presidente com transparência, nada vai ser escondido na administração de Zé Augusto, tudo que eu fizer eu vou divulgar, tudo que eu fizer eu quero que o povo tenha conhecimento. Aquilo que for bom, muito bem e que for ruim eu vou ouvir o povo para tentar melhorar.



Redação – Iblog do Vieira

Por Cleia Macedo

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.