Header Ads

ENTREVISTA COM O PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE CARMÓPOLIS JOÃO SILVA



O Blog do Vieira, lançou dia 27 de abril deste ano, uma série de entrevista exclusiva com os pré-candidatos a prefeito de Carmópolis. Dessa Vez vamos ouvir o Pré-candidato João Silva, para saber da sua real pretensão nas eleições 2020. 


João Carlos Silva,  Soteropolitano nascido em junho de 1963, Filho de Raymundo Silva e Zildelia Bacelar casal que vieram para Carmópolis na década de 60 em razão da transferência do seu pai pela empresa Petrobrás.
Após separação dos seus pais João Silva retornou à Bahia com sua mãe, porém, frequentemente estava em Carmópolis durante  períodos de férias escolares segundo o mesmo. Em meados de 1979 já morava na rua da areia na casa da sua Tia Lôla (sogra do seu pai). João tem seis filhos, sendo quatro do casal e dois extraconjugais, casado com Adriana desde 1988. Em Carmópolis, morou nas vilas de Dona Sirene e de Dona Maria Augusta. Estudou no José Sampaio, trabalhou em diversas terceirizadas da Petrobrás. Segundo ele iniciou na política ao lado do saudoso Volney Leite pelo partido PFL no ano de 1986. Em 1992 se candidatou a vereador e ficou como  primeiro suplente da câmara, assumiu o cargo de secretário de transportes por um período muito curto. No final do segundo semestre do ano de 1994 assumiu a cadeira da câmara inicialmente por um período de quatro meses mediante o pedido de licença medica do então vereador Sergio Vieira e logo após, assumiu em definitivo nos anos 95/96 em razão do falecimento do saudoso parlamentar Pedro Guimarães. 
Foi reeleito vereador 1996, juntamente com com José Augusto, Fernando sports e o saudoso Paulo José, onde João salientou que foram diplomados em substituição a uma outra agremiação partidária que não atenderam as exigências das leis eleitorais. Porém, nesta legislatura, infelizmente não concluir o mandato e solicitou a sua renuncia no ano de 2002. Ainda segundo ele, foi motivado pelas suas atuações em defesa ferrenha da causa pública, da posição sempre contundente nas fiscalizações, adotada por ele. Segundo ele devido a sua conduta incorruptível, adquiriu vários inimigos até chegar o ponto  que ele e sua família notaram que sua minha vida corria perigo e a pedido dos seus pais e familiares solicitou a sua  saída (relatou). João Silva no estado democrático de direito é um funcionário público municipal que já ocupou a cadeira do legislativo e se acha com vasta experiência para disputar o cargo no majoritário.


Perguntamos:



Blog do Vieira - O que lhe motivou lançar sua pré-candidatura a Prefeito de Carmópolis?

João Silva - Primeiro, Eu não quero o poder pelo o poder, o poder para mim é um instrumento para servir mais e melhor o meu povo. Eu quero ser prefeito porque sei o quanto posso fazer para minha cidade. É logico que quando a gente ama alguém que estar sofrendo a gente é capaz de fazer qualquer coisa para resolver essa situação. Quando alguém que a gente ama é maltratado a gente vira um leão para defender. Eu amo Carmópolis e não vou ficar de braços cruzados enquanto a minha cidade vai perdendo a sua dignidade, foi por essas razões que me motivou ser prefeito, eu quero a esperança de volta: por isso eu quero ser prefeito – eu quero o orgulho de volta: por isso eu quero ser prefeito. Eu quero o respeito de volta: por isso quero ser prefeito.

Blog do Vieira - Seu Partido sairá completo na chapa proporcional?

João Silva - Sim, hoje o nosso partido, (PP) Progressista 11, se encontra com um razoável número de filiados e todos aptos a disputarem uma eleição. Iremos apresentar 17 candidatos obedecendo as leis de proporção de gêneros, sendo 11 do sexo masculino e 6 do feminino. Os nossos candidatos a vereadores são todos do município, pessoas simples, jovens, pais e mães de família, trabalhadores, estudantes e de ótima índole. Homens e mulheres que lutam e sonham para ver uma Carmópolis progressista.

Blog do Vieira - Como você vê a situação do município, e qual avalição da Gestão Atual do prefeito Beto Caju? 

João Silva - Carmópolis a exemplo de todos os entes da federação se encontra decretado em estado de calamidade, em razão da pandemia do covid-19, que está afetando a economia do município com queda de arrecadação dos Royalties, do ISS, Fundo de Participação e demais repasses governamentais, e é evidente também, a diminuição do movimento no comercio local.
Diante desta situação incomum deverá a gestão assegurar os serviços básicos a população fazendo o máximo de contenção de gastos dos recursos públicos.  
Em relação comparativa ao antecessor, Volney Leite, que encontrou o município em um mar de lamas, com dividas da previdência á refinanciar, com estradas municipais a recuperar, com os patrimônios imobiliários depreciados e com diversas dividas públicas, o antecessor mesmo com recursos limitados estava equalizando a administração a situação da ordem econômica do município ao ponto de fazer uma provável reserva visando precaver-se das oscilações nas receitas.
O atual gestor ao assumir a função com as mesmas receitas do seu antecessor rapidamente colapsou as finanças do município ao ponto de fazer diversas inflações diante a LRF e não honrar o REFIS da dívida previdenciária levando o município a ter o fundo de participação broqueado. 
Assim sendo, demonstrando incapacidade administrativa e falta de transparência dos recursos públicos a exemplo da aplicação dos valores da gestão onerosa repassada ao município pela ANP. 

Blog do Vieira – como você está enxergando esses acontecimentos do covid-19 no Brasil, principalmente em Sergipe e consequentemente em Carmópolis?

João Silva - Assustador, e pensar que as medidas do governo federal no combate a disseminação do covid-19 em nosso território estão seguindo as recomendações da OMS, no entanto, parte dos governos, dos estados e municípios visando o impacto econômico causando pela pandemia opinam por uma flexibilização liberando os demais jovens e saudáveis a retomarem as suas atividades de trabalho, e a abertura do comercio mantendo precaução e uso de utensílios para evitar as contaminações. É preocupante que cada dia mais ouvimos nos noticiários relatos dos aumentos de casos confirmados em nosso estado levando a crer que as pessoas não estão seguindo as recomendações a pandemia.
Em Carmópolis o cuidado deve ser redobrado por se tratar de uma área de extração de petróleo e campo de trabalho para pessoas de diversas cidades do estado  

Blog do Vieira - Pela movimentação política em nosso município, teremos vários pré-candidatos a Prefeito. Você está buscando outros partidos para compor com João Silva, e/ou o senhor poderia se aliar a algum grupo político?

João Silva - Se o município hoje apresenta vários grupos políticos pretendentes a disputar as eleições eu vejo como um ponto positivo, porém o nosso agrupamento reúne cidadãos de Carmópolis que não concordam com a maioria destes partidos que já tiveram na direção do município e não resolveram a contento as demandas da nossa população e que causaram um maior empobrecimento da nossa terra e de nossa gente, não estimularam o progresso nem o desenvolvimento futuro da nossa cidade, portanto geriram mal os nossos recursos. Não estamos buscando outros partidos para composições, no entanto se novos partidos estiverem plenamente de acordo com os nossos projetos de desenvolvimento e progresso, e quiserem se juntar, certamente iremos analisar a proposta. Em respeito ao que acreditamos e defendemos: os fins não justificam os meios  

Blog do Vieira - O senhor escolheu o vice-prefeito? Será puro sangue, ou seja, do mesmo partido ou tem surpresa?

João Silva - Como eu havia dito, o nosso partido é composto por dezenas de cidadãos e cidadãs carmopolitano e todos de boa índole e capazes de representar o nosso povo a frente de qualquer cargo político, por enquanto, temos vice e que no momento próprio será anunciado. E não haverá surpresas.   

Blog do Vieira - Qual o diferencial que lhe credencia ser prefeito de Carmópolis?

João Silva - Por ser um homem do povo que vive no meio deles e que presencia e compartilha as mesmas dificuldades e sofrimentos, que diante desta vivência me faz aflorar um único sentimento: o desejo de justiça, e daí então, solicitar para mim a responsabilidade de promover um futuro promissor para o nosso povo, apresentando projetos factíveis, claros e objetivos dentro das nossas realidades de necessidades. A exemplo do PCPP: Projeto Carmópolis pós Petrobras, que irá industrializar o nosso município trazendo o progresso e o desenvolvimento e que gerará centenas ou mais, de empregos para a nossa gente. Projeto este que se faz necessário e urgente à sua implantação em razão do declínio da atividade petrolífera em nosso município.

Blog do Vieira - O senhor já tem um plano de governo definido?

João Silva - Temos sim, fizemos um planejamento estratégico que pretendemos utilizar no exercício do mandato caso sejamos eleitos. Temos definidas as diretrizes de como vamos agir para argumentar as nossas pretensas atividades em todas as áreas da administração 

Blog do Vieira - Qual ou quais seu principal projeto para apresentar aos eleitores?

João Silva - Todo projeto nasce a partir da identificação de um problema e em todas as áreas da atuação da administração do nosso município já as identificamos e desenvolvemos um conjunto de ações específicas para soluciona-las e alcançar os nossos objetivos. Temos projetos para as áreas da educação, saúde, esporte e lazer, turismo, habitação e saneamento, cultural e desenvolvimento econômico. Apresentaremos todos eles a nossa sociedade porem, enfatizaremos os projetos da saúde, denominado PRÓVIDA os projetos da educação, denominado: MAIS-EDUCAÇÃO e o de desenvolvimento econômico: PROJETO CARMOPÓLIS PÓS PETROBRÁS. 

Blog do Vieira - Como o senhor ver essa crise financeira na atual gestão, inclusive com atraso de salários. Você teria um projeto para conte-la?   

João Silva - Por conta desta crise provocada pela pandemia do covid-19 os efeitos na economia são inevitáveis e eles afetam as nossas receitas e nós não estamos preparados. Visto que, anterior ao cenário atual a pandemia, já estávamos vivenciando não só uma crise financeira mais uma crise de governança e gestão dos recursos públicos e que já refletia nos trabalhadores e os penalizavam com salários atrasados. Não há necessidades de reinventar a roda, basta seguir a cartilha da administração pública e ter a consciência de que a causa é publica 

Blog do Vieira - Quem vai financiar sua campanha?

João Silva - Somos um município pequeno com uma área de apenas 44 km² e a estrutura que utilizaremos para difundir as nossas propostas serão as mais simples possíveis e receberemos recursos do fundo eleitoral como também utilizaremos os instrumentos de captação do financiamento para a campanha autorizados pela justiça eleitoral. Tudo dentro das conformidades das leis.

Blog do Vieira - Infelizmente, quando se aproxima eleições todos os políticos parecem ser bonzinhos, oferecem remédios, blocos, dentadura etc, o senhor é um motorista, uma pessoa simples e humilde, você concorda com essas práticas? Como será a campanha de João Silva?

João Silva - Esta é uma observação muito importante com candidatos se proliferando de todos os lados e o que nos menos veremos deles serão propostas concretas e planos de governo possíveis de serem executadas. Nestes períodos eleitorais aparecem muitos políticos demagogos e oportunista que se aproveitam das carências da nossa gente e utilizam estes artifícios de falsa bondade para chegarem ao poder. Eu os classifico como maldosos, e miseráveis e, mercenários. É logico que não concordo com estas práticas. A nossa campanha será na base das apresentações de propostas que visam a melhorar a qualidade de vida do nosso povo. 

Blog do Vieira - Esse espaço é livre, deixe uma mensagem para os leitores do Blog do vieira

João Silva Nobre amigo Sergio Vieira, quero aqui expressar em minhas  palavras para parabenizar você pela coragem, desprendimento de participação, e liderança,  pois, definitivamente você engrandece o processo politico do município e de nosso país. sabemos muito bem que quem não participa politicamente não pode se queixar da política que lhe é imposta e o fato de você está  levando a população o conteúdo de cada pré-candidato é de suma importância para que o povo possa fazer avaliações bem mais conscientes na escolha dos seus representantes. É notório que você não quer apenas que o povo meramente participe do processo político, você quer que o povo de Carmópolis tenha a chance de conhecer melhor seu futuro representante. A Vitória do povo é o que lhe interessa, portanto, você já  faz parte do grupo dos vencedores. Estes agradecimentos primeiramente é para você. Estas entrevistas ajuda o eleitor a ter uma maior percepção da importância do nosso desempenho na condição de pré-candidato ao cargo do executivo municipal e é através da comunicação do candidato que ele se apresenta demonstrando as suas qualidades , valores morais, ideais, projetos e visão politica do seu município, país e do mundo.

E para finalizar quero dizer que o prefeito mais do que ninguém conhece as reais necessidades do seu povo. É pensando nessa condição que eu me candidatarei ao cargo executivo de Carmópolis. Temos sim, que nos envolver com política não podemos nos conformar, que com tantas pessoas capazes e inteligentes permitamos que uns poucos políticos inescrupulosos coloquem o nosso município na lata do lixo.
Quero servir de exemplo na prefeitura para que outros sucessores nunca deixem de tomar as atitudes corretas em defesa do nosso povo. É preciso mudar e muito. Nosso município está muito atrasado em termo de administração, me arrisco a dizer que o custo da câmera de vereadores não condiz com a razão da sua existência omissa. Só há uma forma de melhorar o nosso município que é através da política pois, é ela que redigi as leis que determinam o destino do município e, portanto, de nós, o povo. Estaremos quebrando barreiras e conscientes de que enfrentaremos um deserto de incertezas em nosso país, mas, não vamos desistir, vamos levantar a bandeira e unir forças para criar uma nova Carmópolis, convoco meu povo para que não fiquem de fora, pois, essa poderá ser a nossa última única chance.

Redação Blog do Vieira
Por: Sérgio Vieira



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.