Header Ads

CUIDADO COM GOLPES APLICADOS EM SITES DE VENDAS


Cerca de 30 policiais trabalharam em uma operação que resultou na prisão de nove pessoas suspeitas de serem membros de uma associação criminosa responsável por aplicar golpes em um site de vendas.


De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP), a associação criminosa agia em vários estados do país plagiando anúncios com o intuito de enganar pessoas que buscavam serviços no site. Segundo a delegada, Lauana Guedes, o grupo atuava de diversas formas, alteravam os valores para atrair a atenção de outros compradores.


Neste caso o produto eram carros, o golpista enganava as duas pessoas (vendedor e comprador), e faziam com que as vítimas não tocassem no assunto de valores durante o encontro para ver o veículo e ao final o depósito ia para a conta de um deles.



Ainda segundo a delegada o número de vítimas não foi estimado até o momento, entretanto o prejuízo é de mais de 400 mil reais. Os presos foram sete em Itabaiana/SE e os outros dois em Rondonópolis (MT). O suspeito de chefiar a associação criminosa foi preso com R$ 9.850.


Cuidado na hora das compras online

Infelizmente fraudes e golpes se tornou uma realidade, principalmente em vendas online. Para evitar "cair" em algum golpe como este, é preciso redobrar os cuidados na hora da compra.

Sempre verifique a reputação da loja, ou fornecedor, sites como Reclame Aqui e o selo E-Bit funcionam como um reconhecimento de sites seguros e confiáveis, que é gerado a partir da avaliação de consumidores.

Outros pontos que devem ser levados em conta também, são: consultar o CNPJ do vendedor, priorizar lojas reconhecidas, comparar preços e modelos com outros sites, desconfiar de ofertas imperdíveis, guarde sempre os comprovantes, não forneça dados de cartão de crédito via mensagens e Whatsapp, evite pagamentos via transferência e também muito cuidado com o marketplaces.

Marketplaces são sites onde qualquer pessoa pode divulgar e vender um produto, logo, as chances de fraudes ou até produtos falsificados são maiores, redobre sua precaução, porque ali muitas vezes não há nenhuma empresa sendo representada.

Bianca Vieira
Da Redação IBlog do Vieira


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.