Header Ads

HUSE REGISTRA MAIS DE 1600 ATENDIMENTOS A PACIENTES COM CÂNCER DE BOCA


Estamos na Semana Nacional de Prevenção ao Câncer Bucal, que iniciou na última segunda-feira, 5.

Aqui em Sergipe o número de atendimentos entre janeiro e setembro deste ano, aos pacientes com câncer de boca, somam 1680. O número é considerado significativo em comparação à média nacional prevista.

Os atendimentos são realizados no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), e gerenciado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA), que considera o câncer de boca um problema de saúde pública, são esperados, em 2018, 14.700 novos casos e, destes, 11.200 em homens e 3.500 em mulheres.

Sintomas
Os principais sinais que devem ser observados são: lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas e placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca, bochecha, nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente.
Tratamento
Quando diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, 80% dos casos desse tipo de câncer tem cura. Se confirmado o diagnóstico, o paciente poderá ser tratado com cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia.
Prevenção
É necessário hábitos saudáveis para prevenir o câncer de boca, como, por exemplo, deixar de fumar, cuidar da saúde da boca, frequentar periodicamente o médico e o dentista.

Bianca Vieira
(Com informações e foto da Agência Sergipe de Notícias)


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.