Header Ads

25 DE NOVEMBRO É O DIA DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE

Foto cedida por nossa entrevistada, Adriana Mota.
No dia de hoje, 25, é comemorado o Dia do Doador Voluntário de Sangue aqui no Brasil. Comemorado anualmente, a data além de homenagear as pessoas que reservam um tempinho do seu dia para doar sangue, também serve para informar e conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de sangue.
O sangue funciona como um transportador de substâncias de extrema importância para o funcionamento do corpo e não pode ser substituído por nenhum outro líquido. Por isso a doação é um ato importantíssimo. Algumas pessoas doam apenas em campanhas quando alguém conhecido está necessitando, e depois acabam não indo mais.
Conversamos com algumas pessoas que são doadoras , para saber como elas se sentem, e o que motivou iniciar com esse gesto. A graduanda de biomedicina, Adriana Mota de Carmópolis é doadora há nove meses e disse que tem como lema, 'quem doa sangue, doa vida'. "Para mim, é um ato de solidariedade humana, a doação ajuda a salvar milhares de vidas todos os dias".
Foto cedida por nossa entrevistada, Luciana Leite.
Também de Carmópolis, Luciana Leite começou há quatro anos, quando a mãe de uma amiga dela precisou de doações, daí então, Luciana continuou até hoje, "sei da importância pra salvar uma vida, e se posso fazer isso por alguém, faço com maior prazer", afirmou a jovem. Ela contou também que quando um familiar precisou de doações de sangue, além de doar, se tornou ainda mais importante convidar as pessoas a serem doadoras. Atualmente Luciana também é doadora de medula óssea.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) a recomendação é que o percentual ideal de doadores para um país esteja entre 3,5% e 5% de sua população, no Brasil, esse número é preocupante, pois não chega a 2%. Em Sergipe a situação não é diferente, os bancos de sangue estão com estoques baixos, principalmente para alguns tipos sanguíneos.
Para os interessados em se tornar um doador, basta ligar para o Centro de Hemoterapia de Sergipe (HEMOSE), no telefone (79) 3225-800. Ou também para o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe, para saber como ser um doador do IHHS, basta ligar para (79) 3302-7621. 

Quem pode doar sangue

Para doar sangue é necessário seguir algumas regras, segundo a OMS
  • Homens e mulheres;
  • Ter entre 16 e 68 anos;
  • Ter acima de 50 quilos;
  • Não ter Hepatite B, Hepatite C, Doença de Chagas, Sífilis, HIV (AIDS), HTLV;
  • Estar bem alimentado e descansado;
  • Se estiver gripado, esperar no mínimo sete dias para poder doar sangue;
  • As grávidas devem esperar entre 90 e 180 dias após o parto para doar sangue;
  • Após uma doação de sangue as mulheres devem esperar 90 dias para voltar a doar, enquanto que os homens devem esperar no mínimo 60 dias.

Como surgiu o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O Dia do Doador Voluntário de Sangue foi estabelecido através do Decreto de Lei nº 53.988, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, foi definindo o dia 25 de novembro (data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue) como a data oficial do doador de sangue no Brasil.
Os doadores também podem celebrar o digno ato de doar sangue no dia 14 de junho, o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Bianca Vieira

Da Redação IBlog do Vieira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.