Header Ads

A IMPORTÂNCIA DO NOVEMBRO AZUL

Assim como o Outubro Rosa, o Novembro Azul é de grande importância. Neste mês, diversas entidades realizam campanhas de conscientização voltadas a sociedade, em especial aos homens, na prevenção do câncer de próstata.

Para explicar melhor sobre o assunto, nossa redação entrou em contato com o Urologista  David Arimatéa, profissional na área há quase três anos.

Segundo ele, as Sociedades Brasileiras de Urologia que tomam como base as sociedades Americanas e Europeias, orientam que os homens devem começar a prevenção na faixa etária dos 50 anos, idade que existe o aparecimento mais comum desse tipo de câncer. Já para homens que tem histórico da doença na família, ou homens da raça negra, o recomendado é iniciar os exames aos 45 anos.

David explicou ainda que o principal fator, é genético, se um pai, tio, ou irmão tiver o câncer, o paciente tem uma chance maior. "A depender da quantidade de membros da família, chega a ser 11 vezes maior as chances do homem ter a doença, comparado a quem não tem uma historia familiar. Então ele é orientado a fazer a prevenção um pouco antes", disse.

Receio, preconceito e medo

De acordo com o médico, mesmo com uma maior divulgação e iniciativa da prevenção do câncer de próstata proveniente da campanha Novembro Azul, os homens ainda são um pouco mais resistentes a ida ao Urologista. Segundo David, isso se faz pela cultura masculina de não ir ao médico, sendo um costume da mulher, "o homem só procura um médico na maioria das vezes quando ele está com algum sintoma, e isso é um problema a questão do câncer de próstata, porque é um câncer silencioso, ele só dá sinais em fases mais avançadas", afirmou David.

Ainda existem homens que tem o medo, receio, ou até mesmo preconceito quando se trata desse profissional, entretanto, devido a massificação do programa de prevenção, nosso entrevistado disse ter notado um aumento em relação a quantidade de homens nos consultórios de urologia, buscando o exame da prevenção, isso tanto de iniciativa própria, como eles acabam sendo levados pelos filhos, ou companheiras, justamente por causa da campanha Novembro Azul. Sendo observado um aumento substancial no mês reservado a campanha, comparado aos outros meses.

Prevenção que beneficia toda família

Como qualquer outra doença, o câncer de próstata além de afetar a saúde do homem, pode causar o sofrimento para toda família, já que o paciente precisará de cuidados diários. "Eu como Urologista, como homem e como pessoa, vejo que a prevenção do câncer de próstata, não é só para o benefício do individuo, ela acaba trazendo um benefício para toda família. O homem realizando seus exames preventivos, ajuda a detectar os estágios mais iniciais, onde as formas de tratamento nesses caso, tem uma chance de cura acima de 90%. Já para quem abre mão da prevenção, e acaba desenvolvendo esse câncer, gera um sofrimento para ele, como para família que acompanha todos os dias" declarou o médico.

Por ser uma doença silenciosa, o paciente pode não observar nenhum sintoma no início, já em casos avançados o homem pode sentir dores ósseas na lombar, dores abdominais, sangramento urinário, e isso aumenta a morbidade, o sofrimento.

Para finalizar o Urologista fez um alerta aos homens, "você que é marido, pai, na hora da prevenção tem que pensar que você tá prevenindo um mal maior também para sua família, sem falar que tem uma chance a mais de cura, então eu oriento e convido todos os homens que tenham a partir dos 50 anos, ou de 45 os que já tem uma história na família, ou da raça negra, para comparecerem em um consultório de urologia, e iniciar  a prevenção evitando maiores complicações futuras" finalizou David Arimatéa.


Bianca Vieira
Da Redação Informativo Blog do Vieira

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.