Header Ads

DESFILE BELEZA NEGRA É REALIZADO NA CIDADE DE CARMÓPOLIS EM ALUSÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Foto de Shaw Soares
Na noite desta terça-feira, 20, aconteceu o desfile Beleza Negra do Colégio Estadual Poeta José Sampaio em Carmópolis. O evento é uma das atividades de um grande Projeto da Consciência Negra.

De acordo com a coordenadora, Denise Costa, o desfile está em sua 8ª edição, entretanto o campanha de conscientização na escola começou alguns anos antes, "já realizávamos o projeto no formato que temos hoje e com a equipe organizadora atual desde 2009, mas em 2008 já tinha havido um projeto menor. Assim em 2009 começamos a dar uma ênfase maior na discussão dessa temática tão importante para nós com o tema: Dai-me Consciência”, ressaltou.

Denise disse também que sempre foram pensadas atividades que abordassem a relevância da cultura negra na formação do nosso país, assim como o fortalecimento dessa cultura visando acabar com o preconceito racial existente. "Como verificávamos que o racismo na escola era muito grande, assim como a própria aceitação dos nossos alunos negros pensamos em atividades que pudessem mostrar que ninguém era igual a ninguém e todos éramos diferentes e, portanto, deveríamos respeitar cada um com suas próprias características", explicou ela.

O primeiro desfile aconteceu em 2011, segundo Denise ainda com algumas resistências. A partir daí todos os anos os professores das áreas de Ciências Humanas  e a equipe gestora se reúnem para construir o projeto. 

Objetivo do desfile 

Foi intitulado o nome Desfile da Beleza Negra, porque o objetivo era trazer uma atividade que além da Marcha, estivesse presente nas atividades da Consciência Negra da escola todos os anos independente do que fosse realizado. 

A coordenadora contou que além do desfile tem também palestras, oficinas e exibição de filmes com discussões que dão embasamento teórico aos alunos e assim permitir que haja a transformação. "Aos poucos fomos vendo o resultado do nosso trabalho, pois víamos alunos que antes tinham a autoestima lá embaixo começarem a ser mais participativos e a se desempenharem melhor na escola, além de começarem a valorizar as suas características físicas e a cultura negra, muitos destes alunos hoje estão na universidade e estão fazendo toda a diferença também nesta luta contra o preconceito racial". 

Organização

A organização do Beleza Negra é composta pela equipe gestora, a professora Valdirene, o professor Fernando Feitosa e Jansom Hora. Os outros professores apoiam e apreciam o desfile. "Os alunos gostam muito, além dos ex alunos que continuam acompanhando algumas atividades da escola e principalmente o desfile. Sabemos que não é fácil, é uma luta diária, estamos fazendo a parte que nos cabe pare termos uma escola mais justa e alunos mais conscientes". Concluiu Denise.


Edição 2018

Diversos populares de Carmópolis, acompanharam ontem, 20, o desfile da Beleza Negra. No total foram 23 participantes, sendo 15 mulheres e oito homens. Em conversa com alguns participantes, eles falaram da felicidade e importância de participar do desfile, da forma como sentem na questão da representatividade. 

Parabéns aos vencedores da 8ª edição: Gabriela Bispo e Roniel Alves.















Bianca VieiraDa Redação IBlog do Vieira


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.